O Rap como recurso didático nas aulas de sociologia

Ravi De Jesus Menegasso

Resumo


Este artigo tem como pressuposto levantar a discussão sobre a importância do uso do gênero musical denominado Rap, como um recurso didático na matéria Sociologia, ministrado para o ensino médio. Deste modo, o texto se desenvolve sobre os conceitos da utilização dos recursos didáticos aplicados para a educação básica e a sua importância, consequentemente a relação dos recursos na construção do ensino de Sociologia, complementando com crescimento do movimento cultural Hip Hop, e sua chegada ao Brasil, partindo para o Rap brasileiro e seu viés politizado e contestador e sua utilização no ensino de Antropologia Ciências Política e Sociologia, voltada para o ensino médio. Por fim, o texto se encerra com algumas considerações e conclusões em relação do recurso didático em questão, abordando as características em que fazem o Rap brasileiro, a ferramenta ideal para trabalhar vários temas que necessitam ser abordados no ensino de Sociologia, e assim, trabalhar no desenvolver de um pensamento crítico nos alunos.

Palavras-chave


Sociologia; Rap; Recurso didático

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DOI: 10.3895/rl.v21n34.10334

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