COMPETITIVIDADE NO SETOR AUTOMOBILÍSTICO: UM MODELO DE ANÁLISE DA FLEXIBILIDADE NO BRASIL
Resumo
O objetivo deste trabalho é analisar a flexibilidade no setor automobilístico brasileiro, com base em estudos de caso de três plantas. A partir destes estudos verifica-se que a obtenção da flexibilidade está mais associada aos fatores organizacionais do que aos fatores tecnológicos. Apresenta-se ainda um modelo de análise que enfoca as variáveis da flexibilidade nas empresas deste setor, classificadas em duas categorias: internas e externas. O estudo das empresas, a partir do modelo proposto, mostra que o contexto brasileiro oferece condições ótimas para a implantação de um tipo de fábricas automobilísticas com perfil predominante de montadoras, que obtém flexibilidade sem que haja uma obrigação legal de investimento em tecnologia e de difusão de conhecimento. A metodologia utilizada neste trabalho abrange levantamento bibliográfico nacional e internacional e pesquisa de campo, realizada por meio de entrevistas com funcionários de diferentes níveis, observação participante e análise dos documentos das empresas.
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PDFDOI: 10.3895/S1808-04482006000300011
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Revista Gestão Industrial
ISSN: 1808-0448