Análise multivariada de dados qualitativos de informação nutricional da concentração de frutas em produtos alimentícios: valores formais e valores reais

Giovani Glaucio de Oliveira Costa

Resumo


 

Atualmente existe certo desacordo entre o que deve ser formalmente exposto pelas indústrias com relação a composição de frutas de seus produtos e o que realmente é oferecido ao consumidor final. Os produtos têm foto de fruta na embalagem, cor de fruta, sabor de fruta, etc., mas não contém fruta. Essa foi a constatação do Instituto de Defesa do Consumidor em relação a investigação de 18 produtos alimentícios industrializados, avaliados em sua última pesquisa. O presente artigo objetiva prosseguir no estudo do Idec para investigar se o perfil de “propaganda enganosa” atingi como um todo a amostra em estudo ou se este perfil se segmenta com variações diferenciadas entre os produtos, revelando uma estrutura com configurações distintas, coexistentes num mesmo espaço de análise. Para atingir o objetivo, optou-se por reduzir a dimensionalidade do espaço de análise, para que se possa perceber com mais clareza e rapidez as configurações coexistentes, e assim realizar um estudo também estrutural. Como as variáveis da pesquisa são qualitativas, a técnica multivariada adequada ao intento é a Análise de Homogeneidade. A conclusão a que se chegou com a estruturação do problema é que realmente a grande maioria dos produtos investigados(83%) está no perfil geral do Idec: “uso de imagens de frutas nas embalagens desproporcional ao conteúdo” e “desinformação do percentual de frutas contidas nas embalagens”. Mas existe, sim, latente na base de dados, um subperfil que apresenta variação do perfil geral: o Perfil 2. Estas configurações de produtos alimentícios, basicamente os refrescos em pó,usam “imagens de frutas nas embalagens proporcionais ao conteúdo” e informam o “percentual de frutas contidas nas embalagens”. Esta revelação da investigação é importante às tomadas de decisão com respeito às políticas adotadas no sentido da defesa dos direitos do consumidor e valorização da qualidade de vida.

 

 

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DOI: 10.3895/S1981-36862014000200002

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