v. 5, n. 2 (2012)

DOI: 10.3895/S1982-873X20120002

 

A Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia em seu Volume 5, Número 2 abre com o artigo Análisis documental en los servicios de informacion  exploración de  repertorios y revisiones bibliográficas sob autoria de Jorge Víctor Miguel Zarycz, Jorge Orlando Codutti e Natalia Cristina Zary. Este trabalho tem por objetivo descrever, a partir de um desenvolvimento conceitual e empírico do repertório bibliográfico e das revisões de literatura, a relevância destes aportes para investigação científica na área de qualquer conhecimento. Os autores afirmam que tais noções são utilizadas de forma conveniente e enriquecedora, como fonte para validação e legitimação de qualquer artigo científico.

O segundo artigo é de autoria de Maria Aparecida Viggiani Bicudo, intitulado A pesquisa em educação matemática: a prevalência da abordagem qualitativa, o qual nos apresenta a importância da pesquisa qualitativa para a educação matemática. Dessa forma, a autora, além de discutir o significado do termo qualitativo, adjetivo que qualifica a pesquisa, procura também esclarecer o porquê da prevalência desse tipo de pesquisa em termos epistemológicos e aos concernentes à realidade do objeto investigado, que dizem respeito à concepção de educação e de ser humano em formação.

O Tema Meio Ambiente e sua inserção em duas coleções de livros didáticos de Matemática para os anos finais do Ensino Fundamental é o título do terceiro artigo, cuja autoria é de Karine Machado Fraga de Melo e Claudia Lisete Oliveira Groenwald. Neste artigo as autoras investigam como o tema transversal Meio Ambiente é explorado nos livros didáticos de Matemática e se colaboram para uma educação mais crítica acerca dos conhecimentos matemáticos. Para tanto, duas coleções de Matemática, adotadas por escolas estaduais de Porto Alegre, no Estado do RS, foram analisadas.  Os resultados evidenciam que a abordagem do tema transversal Meio Ambiente está presente nos livros didáticos de Matemática, em sintonia com a proposta sugerida nos PCN, proporcionando ao educando de um lado, a aquisição do conceito das técnicas e algoritmos e de outro estimulando a discussão e a percepção do contexto social.

Ana Paula Sebastiany, Michelle Camara Pizzato, José Claudio Del Pino e Tania Denise Miskinis Salgado são autores do quarto artigo, cujo título é  Visitando, pesquisando, aprendendo e brincando: uma revisão de atividades para o ensino informal de ciências. Este trabalho tem por objetivo apresentar uma revisão acerca do papel do ensino informal em ciências. Dessa forma, os autores verificam a importância das atividades desenvolvidas em espaços não-formais para a demonstração ou a simulação de fenômenos científicos. Afirmam que as pesquisas em educação em ciências sobre ensino formal e informal buscam a compreensão de como as aprendizagens acontecem fora da escola com a intenção de construir um referencial teórico para essas práticas e processos de educação.

O potencial didático dos textos de divulgação científica segundo professores de ciências, de autoria de Marcelo Rocha é nosso quinto artigo. Seu objetivo é de investigar aspectos da contribuição da divulgação científica em situações de ensino. Para tanto, o autor identificou e analisou uma prática valorizada pelos professores procurando avançar no entendimento das suas motivações e aprender com suas experiências. Diante de tal prática, as principais considerações dos professores foram:  contribuição para a formação do aluno, aumentando seu vocabulário e seus conhecimentos; enriquecimento das aulas, na medida em que possibilita a troca de ideias entre professor e alunos; e possibilidade de atualização pedagógica.

Fabiane Fabri e Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira nos trazem o último artigo dessa edição, intitulado Alfabetização Científica e Tecnológica nos Anos Iniciais a partir do tema Lixo Tecnológico. O objetivo desse trabalho foi o de contemplar a problemática do lixo tecnológico para trabalhar a temática Ambiente, visando a Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) no ensino de Ciências, numa abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade). Dentre as atividades organizadas pode-se citar: a visita a uma cooperativa de reciclagem, apresentações de mini-aulas pelos alunos, confecção de fôlderes, produções escritas. As autora comentam que a principal contribuição das atividades desenvolvidas foi a possibilidade de reflexões por parte dos alunos sobre as questões sociais do desenvolvimento científico e tecnológico, porém enfatiza-se a necessidade de  que essas reflexões continuem ocorrendo durante a sua vida escolar, pois se acredita que só dessa forma a postura reflexiva acerca da Ciência e da Tecnologia será internalizada.

Boa leitura !

Ponta Grossa, agosto de 2012

Nilcéia A. M. Pinheiro

 

Sumário

Artigos

Jorge Víctor Miguel Zarycz, Jorge Orlando Codutti, Natalia Cristina Zarycz
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Maria Aparecida Viggiani Bicudo
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Karine Machado Fraga de Melo, Claudia Lisete Oliveira Groenwald
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Ana Paula Sebastiany, Michelle Camara Pizzato, José Cláudio Del Pino, Tania Denise Miskinis Salgado
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Marcelo Borges Rocha
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Fabiane Fabri, Rosemari M. C. F. Silveira
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