v. 4, n. 1 (2011)

DOI: 10.3895/S1982-873X20110001

É com satisfação que o Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia traz a lume o décimo volume da RBECT, celebrando assim o seu quarto ano de existência e o décimo volume publicado. Ao longo desse breve período, foram setenta artigos publicados e mais de cento e oitenta autores que contribuíram de maneira indelével para a qualidade da revista, que vem se firmando ao longo do tempo como um canal privilegiado de divulgação da produção de conhecimento na área do ensino de ciências e tecnologia.

Essa conquista se deu pelo esforço coletivo de corpo editorial, revisores, e principalmente, autores, que percebem a importância da pesquisa e da reflexão acadêmica sobre a relevante área do ensino de ciência e de tecnologia. Em um país onde muito há que se contribuir para a área educacional, e muito há que se alfabetizar em ciência e tecnologia, os trabalhos acadêmicos publicados nesses dez volumes vem contribuindo de forma indelével para fomentar as reflexões e a formação de pessoas nas lides da educação científica e tecnológica.

Desta forma, o escopo desse número não poderia ser diferente. Inicia-se com o trabalho de Alexandre Motta e José Andre Peres Angotti, que propoem uma reflexão sobre o EAD, investigando sobretudo a interação professor-aluno, e os novos desafios que essa modalidade de ensino oferece para a prática docente. Para tanto utilizam-se da análise feita em torno de um Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, oferecido pelo IFSC.

O segundo artigo, trata da alfabetização científica e tecnológica aplicada à saúde junto à uma comunidade de artesãs, com perspectiva futura de se aplicar à comunidade de pescadores. As autoras Leonides Mello e Iara Guazzelli utilizam uma abordagem CTS para atingir o objetivo de orientar as artesãs quanto à tomada de decisões numa perspectiva voltada à ciência e tecnologia.

Visando obter subsídios para uma reconstrução da proposta curricular do ensino de ciências no município de Rio do Sul (SC), Mateus de Andrade e Edson Schroeder desenvolvem uma pesquisa com o objetivo de analisar as concepções de professores de ciências das séries finais da rede municipal de ensino sobre ciência e ensino de ciência.

“Separação de mistura sólido-sólido: novo enfoque experimental” é o título do quarto artigo, no qual os autores propõem um método experimental, baseado no uso de materiais simples e baratos, podendo trabalhar, a partir do experimento, conceitos como solubilidade, substâncias, mistura, dissolução, combustão e inflamabilidade.

É oriundo de um grupo de oito pesquisadores do estado do Ceará a contribuição a respeito do uso da Bioinformática em um evento acadêmico desenvolvido na Universidade Estadual do Ceará em 2010, com o objetivo de proporcionar aos alunos uma melhor compreensão da área da Bioinformática.

E esse volume se conclui com o trabalho de uma atualidade incontestável, onde Leandro Augusto Kisielewicz e AndreKoncianski trazem à baila a discussão do uso de jogos de computadores para fins didáticos, discutindo sua potencialidade como ferramentas de ensino, assim como ponderam critérios para a criação de softwares educacionais.

 

Ponta Grossa, maio de 2011

Luis Mauricio Resende

Sumário

Artigos

Alexandre Motta, José André Peres Angotti
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Leonides Silva Gomes de Mello, Iara Regina Bocchese Guazzelli
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Mateus de Andrade, Edson Schroeder
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João Rufino de Freitas Filho, Afonso Feitosa Reis Filho, Maria do Socorro Lopes Pina, Juliano Carlo Rufino Freitas, Jucleiton José Rufino de Freitas
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Howard Lopes Ribeiro Junior, Alex Soares Marreiros Ferraz, Francisco Fleury Uchoa Santos Júnior, Patrick Simão Carlos, André Accioly Nogueira Machado, Igor Cabral Coutinho do Rêgo Monteiro, Vânia Marilande Ceccatto
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Leandro Augusto Kisielewicz, André Koscianski
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