Este último número de 2009 da Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia inicia-se com o artigo intitulado “ Mestrado Profissional na área de Ensino de Ciências e Matemática: alguns esclarecimentos”, cujos autores são o Prof. Dr. Marco Antonio Moreira que coordenou a Área de Ensino de Ciências e Matemática (CAPES/DAV) de 2002 a 2007 e do Prof. Dr Roberto Nardi, atual coordenador da Área de Ensino de Ciências e Matemática (CAPES/DAV-2008-2010). Esse trabalho nos traz uma significativa contribuição para as instituições e profissionais que desejam implementar ou ingressar num mestrado com essas características. Os autores trazem no bojo dessa discussão a importância que o Mestrado Profissional vem alcançando nesses últimos anos no Brasil, bem como a perspectiva promissora que apresenta para a melhoria do ensino de Ciências e Matemática no país.
Os demais artigos presentes nesse número, apresentam temáticas que envolvem diferentes investigações na área de Ensino de Ciência e Tecnologia. Entre elas se encontram o Ensino de Matemática, Ensino de Ciências, Ensino de Biologia e Ensino de Química.
Iniciamos com a contribuição internacional dos professores do INSA (Institut National des Sciences Appliquées) de Lyon, França, com o artigo intitulado “A diversidade cultural nas representações matemáticas. Estudo de caso em uma população de alunos engenheiros franceses e latino americanos” de autoria de Enrique Sánchez Albarracín, Christiane Dujet-Sayyed e Chantal Combe Pangaud. Os autores pretendem mostrar como as representações sócio-culturais têm uma influência significativa sobre a integração dos estudantes da América Latina nos cursos de matemática nas grandes escolas de engenharia francesas. A análise é baseada principalmente em uma investigação que foi realizada no INSA de Lyon, com uma população de 130 estudantes franceses e latino-americanos inscritos no ciclo básico internacional “AMERINSA” do curso de graduação em engenharia. Este programa tem por finalidade formar engenheiros altamente qualificados num contexto intercultural (estudantes latino-americanos e europeus) e estimular intercâmbios acadêmicos e industriais entre Europa e América Latina.
Em “A utilização do terrário para conscientização ambiental de estudantes do ensino básico” os autores Wanderley Marcílio Veronez, Bruna Corina Emanuely Schibicheski, Elisama Sutil, André Maurício Brinatti, Jeremias Borges da Silva e Silvio Luiz Rutz da Silva, destacam a importância de propiciar aos alunos o desenvolvimento do espírito crítico, aliado a atitudes de cidadão responsável frente ao ambiente onde vivem. Para tanto, apresentam nesse artigo os resultados de um projeto de extensão intitulado “Clube de Ciências” que vem sendo desenvolvido com estudantes da Educação Básica no estado do Paraná. A partir da utilização de um terrário, os autores motivam os estudantes a perceberem os problemas ambientais, a utilizarem o método científico na proposição de soluções, bem como a estabelecerem as possíveis relações existentes entre a atitude humana e a resposta da natureza.
Sob o título “Licenciandos em Matemática e Situações da Matemática Escolar: um Estudo Exploratório sobre a Formação Inicial de Professores de Matemática”, os autores João Ricardo Viola dos Santos, Claudia Laus Angelo e Walderez Soares Melão visam apresentar uma investigação realizada com alunos licenciandos do último ano do Curso de Licenciatura em Matemática de uma Universidade Estadual de São Paulo. Por meio de uma pesquisa qualitativa, os autores apresentam aos licenciandos situações matemáticas presentes nas diversas séries escolares. A partir da análise do comportamento dos participantes do estudo frente a tais situações, os autores tecem algumas considerações que podem servir como referência para futuras mudanças nas práticas existentes nos cursos de formação de professores de matemática.
No artigo “Uso de Ambiente Virtual de Aprendizagem de Temas Transversais no Ensino de Ciências”, o autor Leandro Duso relata uma experiência com Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), como suporte a disciplina de Biologia, permitindo uma maior interação entre estudante-professor, utilizando temáticas pautadas na Educação Cientifica e das abordagens visando à inter-relação de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), para uma melhor compreensão do mundo em que vivemos.
E, finalizando esta seção temos o artigo intitulado “Modelos Mentais dos Estudantes do Ensino Médio e a Química dos alimentos”, dos autores João Rufino de Freitas Filho, Stefany Caroline S. Marques, Rinnely Cecília Lins de Melo e Jucleiton José R de Freitas. Neste trabalho, os autores descrevem que um Modelo Mental é definido como representação de uma idéia, objeto, evento, processo ou sistema. O conceito de modelo mental vem sendo usado em várias áreas do conhecimento. Baseado na Teoria dos Modelos Mentais de Johnson-Laird, estudantes de Ensino Médio foram observados durante dois semestres letivos com a finalidade de determinar o tipo de modelo mental que eles teriam utilizado durante a abordagem da temática química dos alimentos.
Ponta Grossa, dezembro de 2009
Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro
Sani de Carvalho Rutz da Silva
Sumário
Artigos
Marco Antonio Moreira, Roberto Nardi
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Enrique Sánchez Albarracín, Christiane Dujet-Sayyed, Chantal Combe Pangaud
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Wanderley Marcílio Veronez, Bruna Corina Emanuely Schibicheski, Elisama Sutil, André Maurício Brinatti, Jeremias Borges da Silva, Silvio Luiz Rutz da Silva, Jordana Colman
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Claudia Laus Angelo, João Ricardo Viola dos Santos, Walderez Soares Melão
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Leandro Duso
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João Rufino de Freitas Filho, Stefany Caroline S. Marques, Rinnely Cecília Lins de Melo, Jucleiton José de Freitas
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