V. 2, N. 2 (2009)

DOI: 10.3895/S1982-873X20090002

Os artigos que compõem esta revista são resultados de estudos e pesquisas em que o contexto de sala de aula foi objeto de investigação, tendo como suporte teórico as contribuições da ciência e da tecnologia. Os autores, dos nove artigos, aceitaram o convite para participar do I Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia (evento vinculado ao Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciência e Tecnologia, da UTFPR- Universidade Tecnológica Federal do Paraná), na cidade de Ponta Grossa/PR, realizado em junho de 2009. Este Simpósio teve como objetivo criar um espaço para estudo, reflexão, troca de experiências, intercâmbio de pesquisas, debates e outras interações dialógicas que aproximassem os estudos promovidos na Academia às práticas do contexto escolar. A compreensão das representações discentes é fundamental para auxiliar o docente na caminhada pedagógica em busca de uma aprendizagem significativa. Algumas representações sobre Física Quântica estão retratadas no artigo “Estudo de representações sociais sobre Física Quântica”, por meio de pesquisa com estudantes do Ensino Médio. Destaca-se a importância de tal investigação, pois pesquisar o conhecimento prévio sobre temáticas a serem estudadas pode facilitar a aquisição de novos conceitos. A capacidade/necessidade humana em resolver situações-problema se materializa no ambiente escolar quando professores, alunos, equipe técnica, funcionários, pais, enfim, todos os envolvidos no processo educacional, apoiam e desenvolvem atividades investigativas. Essas atividades como instrumento metodológico e de pesquisa estão presentes no artigo “Imaginário dos alunos sobre a atividade científica: reflexões a partir do Ensino por Investigação em aulas de Biologia”. Seus autores tinham como objetivo identificar o imaginário que os alunos possuíam com relação à atividade científica. Os resultados demonstraram distanciamento entre relações e implicações sociais e as imagens docentes sobre atividade científica. O que a prevalência dos aspectos metodológicos sobre os conteúdos específicos pode ocasionar no processo ensino-aprendizagem? Como a formação inicial e a continuada podem contribuir para uma educação mais humanística? Nos cursos de formação de professores como estão sendo trabalhadas as questões referentes ao conhecimento tecnológico? Essas e outras dúvidas levaram os autores do artigo “Educación tecnológica en el currículo obligatorio: ¿hacia dónde vamos?” a indicar alguns fatores e tendências teóricas que podem auxiliar para uma educação mais humanista. Um dos desafios educacionais é proporcionar à sociedade a possibilidade de intervir na produção do saber científico e tecnológico de tal forma que haja diálogo entre esses saberes e a realidade dos educandos. Essa discussão é apresentada em “A perspectiva histórica e sócio-cultural das Ciências enquanto possibilidade de aproximação dialógica entre formação científica e humana na Educação Tecnológica” em que o autor analisa a contribuição da perspectiva histórica e sociocultural das ciências para que haja dialogia entre formação científica e humana na educação tecnológica. A formação do professor é um fator facilitador para que esse profissional tenha uma postura reflexiva, crítica, aberta às mudanças e continue em permanente evolução profissional, de forma a contribuir para o aprimoramento da educação. No artigo “Universidade e Escola básica: uma importante parceria para o aprimoramento da educação científica” há um relato de experiência realizada com acadêmicos de um Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas em um projeto de extensão cujo objetivo é promover um maior intercâmbio da universidade com as escolas e discutir subsídios teórico-metodológicos que possam contribuir para a melhoria da formação inicial e da prática docente dos professores já em exercício. Sempre que se faz referência às questões relacionadas à sala de aula, uma preocupação emerge: como está se efetivando a formação daqueles que atuarão neste espaço? quais informações lhes estão sendo disponibilizadas a fim de que sejam capazes de, munidos dessas informações, transformá-las em conhecimento e, assim, agirem de forma consciente, reflexiva e segura no momento de assumirem sua função de educadores? Essas e outras preocupações relacionadas à formação de professores foram o núcleo gerador da pesquisa apresentada pelos autores do artigo intitulado “Aprendizagem cooperativa: uma opção metodológica para se trabalhar as questões da Ciência e da Tecnologia nos cursos de formação de professores”. Nele, destaca-se a necessidade não apenas de domínio de conteúdos conceituais, mas do desenvolvimento de competências sociais no sujeito em formação. Também preocupados com a aquisição de conceitos por parte dos discentes, particularmente nas séries iniciais, os autores de “O ensino de Ciências nas séries iniciais e a formação do professor nas instituições públicas paulistas” analisaram ementas e programas detalhados da disciplina Metodologia de Ensino de Ciências (MEC), a fim de levantar características, fundamentos e concepções que norteiam a formação do pedagogo para o ensino de Ciências. Verificou-se prevalência dos aspectos metodológicos sobre os conteúdos específicos. No que diz respeito à formação do profissional de curso técnico, uma proposta metodológica de atividades interdisciplinares foi elabora e serviu de objeto de analise no artigo “Constante evolução da tecnologia da informação exige novo perfil dos jovens profissionais”. O trabalho foi desenvolvido tendo vistas para a necessidade de formação de jovens empreendedores capazes de estabelecer uma estreita relação entre o que se aprende em sala de aula e o trabalho. Aplicada em um curso Técnico Integrado de Informática, a metodologia também teve por objetivo contribuir com a sociedade em relação à desmistificação de conceitos relacionados à tecnologia da informação em empresas de pequeno porte. Considerando as inovações tecnológicas e os desafios que a implantação de indústrias oferece, as comunidades necessitam de cursos profissionalizantes que atendam a essas demandas. Esse foi um dos motivos da implantação da UTFPR na cidade de Apucarana. Em “A implantação da UTFPR em Apucarana: a qualificação profissional, um investimento no mercado regional”, há uma apresentação de como a UTFPR vem servindo de suporte para o avanço tecnológico da região. Todos os artigos aqui apresentados, embora ricos em suas diversidades e singularidades, apresentam algo em comum: um convite a nós, professores, educadores, pesquisadores da educação para que continuemos neste caminho de “busca por respostas” que emergem a cada dia, a cada encontro com nossos educandos, a cada momento que entramos em nossas escolas, enfim, a cada momento vivido... por sermos educadores não nos contentamos em reproduzir informações. Necessitamos de descobertas e somos impulsionados por elas. Num mundo tão carente de pesquisas/revelações/descobertas/ caminhamos na certeza de que junto conosco nos acompanham nossos alunos. Essa cumplicidade nos alimenta e nos encoraja a continuarmos refletindo sobre nossa prática e nossa missão como educadores responsáveis pela análise das contribuições da ciência e da tecnologia na educação. 
Ponta Grossa, agosto de 2009 
Rita de Cássia da Luz Stadler 
Siumara Aparecida de Lima

Sumário

Artigos

Thaís Rafaela Hilger, Marco Antonio Moreira, Fernando Lang da Silveira
PDF
Guilherme Trópia, Ademir Donizeti Caldeira
PDF
Nancy Rosa Alba Niezwida, Walter Antonio Bazzo
PDF
Edson Jacinski
PDF
Neusa Maria John Scheid, Briseidy Marchesan Soares, Maria Lorete Thomas Flores
PDF
Márcia Regina Scheibel, Rosemari M. C. F. Silveira, Luis Mauricio Resende, Guataçara Santos Júnior
PDF
Daniel Fernando Bovolenta Ovigli, Monike Cristina Silva Bertucci
PDF
Elena Mariele Bini, Luis Mauricio Martins de Resende, Rosemari M. C. F. Silveira
PDF
Anderson de Freitas Vietro, Eliane da Silva Jatoba, Rogério Eduardo Cunha de Oliveira, Wierly de Lima Barboza
PDF


ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr