A Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia completa o sexto ano cumprindo com competência o papel de divulgação científica de trabalhos de pesquisadores do Brasil e do exterior. Nesta edição são apresentados 09 artigos aprovados pelo comitê editorial. Observamos trabalhos de diferentes regiões do país e grande diversidade de temas, tratados em diferentes pesquisas, que tem o ensino como foco principal. A abrangência dos temas coloca à disposição de professores e pesquisadores uma variedade de assuntos e abordagens relacionados a temas próprios ao dia a dia de sala de aula, assim como discussões teóricas acerca de temas relacionados ao ensino.
O artigo, que abre essa edição é resultado de uma investigação sobre associações entre as atitudes dos alunos em relação à Matemática e o desempenho obtido na disciplina. Em Desempenho e Atitudes em Relação à Matemática de Alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental, Cicero Luciano Alves Costa e Cicera Vania Barros Costa utilizaram para análise a média dos três primeiros bimestres de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental da rede pública do município de Caririaçu, interior do Ceará. Os resultados apresentados são fundamentados por análise estatística dos dados.
Em Aspectos do Enfoque CTS no Ensino Profissional Técnico de Nível Médio em Feira de Ciências, Ana Lúcia Lopes Corrêa e Mauro Sérgio Teixeira de Araújo analisam a educação com os seguintes enfoques: Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Os autores fazem uma reflexão sobre a percepção construída por alunos e professores durante uma feira de ciências em uma instituição da educação profissional técnica de nível médio. O estudo é descritivo e de natureza quantitativa e os dados foram obtidos por aplicação de um questionário.
No artigo seguinte, Cristina Fátima de Jesus Silva Pires, Paulo Celso Ferrari e José Rildo de Oliveira Queiroz organizam quatro categorias de análise: curiosidade epistemológica, dialogicidade, aspecto aplicado do conhecimento científico e compreensão conceitual. Intitulado A tecnologia do motor elétrico para o ensino de Eletromagnetismo numa abordagem problematizadora, o artigo discute a inclusão de um objeto tecnológico nas aulas de Física ministradas pela primeira autora. A partir da inclusão do objeto são elaboradas questões que permitiram uma problematização inicial, a organização do conhecimento e a aplicação deste conhecimento. A pesquisa analisou dados obtidos do conteúdo do diário de campo e das respostas a um questionário.
O quarto artigo utiliza a “Depressão” como elemento para contextualização no ensino de Química. Os autores Danielle Silva Lima, Kathynne Carvalho Freitas, Ricardo Alexandre Figueiredo Matos e Márlon Herbert Flora Barbosa Soares, Wesley Fernandes Vaz no artigo Depressão e Antidepressivos: temas geradores para discussão de conceitos químicos no nível médio de ensino abordam conceitos relacionadas ao átomo e à estrutura molecular a partir de um tema gerador. A pesquisa foi desenvolvida em uma instituição da rede pública federal do Ensino Médio. Os resultados tomaram por base uma abordagem qualitativa descritiva dos resultados cujos dados foram obtidos por aulas gravadas em áudio e vídeo. Aplicou-se também um questionário aos alunos além das anotações no diário de campo.
Luciana de Lima Lemos e Maria Auxiliadora Soares Padilha apresentam, em Interações no Ensino Superior através da WEB 2.0: uma análise das condutas geradas no blog e Youtube, uma relação complementar entre as interfaces Blog e Youtube, que, segundo as autoras, favorecem o processo pedagógico online dos estudantes. Com base em uma abordagem qualitativa e exploratória são analisadas as atuações de um professor universitário que ampliou as discussões de sala de aula para as duas interfaces. São analisados os conteúdos das mensagens e publicações com objetivo de identificar as seguintes condutas: Pesquisa, Colaboração, Autoria, Afetivas, Informativas e de Reflexão.
O sexto artigo, Mapas Conceituais como Recurso Didático na formação continuada de professores dos primeiros anos do Ensino Fundamental: um estudo sobre conceitos básicos de astronomia, relata uma experiência em um curso de formação continuada para professores das séries iniciais do Ensino Fundamental. A partir da análise dos dados, os autores Luiz Marcelo Darroz, Cleci Teresinha Werner da Rosa, Alvaro Becker da Rosa e Carlos Ariel Samudio Perez reforçam a hipótese de que uma metodologia com enfoque em um conteúdo significativo é fundamental para despertar no aprendiz o prazer pela ciência, a construção de significado e a valorização do que está sendo aprendido. Os resultados apresentados tem por base a coleta e reunião de dados sobre a prática pedagógica de cada um dos participantes. Além disso, os autores procuram identificar estruturas cognitivas prévias para o ensino de conceitos básicos de astronomia. Inicialmente, solicitou-se que cada participante da pesquisa respondesse a um questionário, a partir do qual foram construídos mapas conceituais. Para a construção dos mapas foi utilizado o software Cmap Tools.
No artigo Rendimento escolar do aluno com Síndrome de Down (SD) após as férias de verão: influência da qualidade de vida e estimulação recebida da família, os autores Claudilene Pandorf, Josiane Mello, Antonio Carlos de Francisco, Ana Cláudia de Oliveira e Elson Heraldo Ribeiro Junior,relatam resultado de pesquisa sobre a influência da qualidade de vida vivenciada pelos alunos com SD durante as férias de verão e o rendimento escolar no período subsequente. A pesquisa utilizou o estudo de casos em três escolas, em classes com alunos com SD. Para a coleta de dados foram realizadas visitas às três escolas para encontros com alunos e professores, bem como às casas dos pais dos alunos com SD pesquisados, para aplicação de questionário e entrevistas.
André Coelho da Silva aborda no nono artigo a discussão sobre as inter-relações entre a tecnologia e a ciência. Uma Possível Associação entre Ciência e Tecnologia no Ensino de Ciências: o exemplo do telefone apresenta resultados de uma pesquisa bibliográfica na área de ensino de ciências por artigos que relacionam algum conteúdo da ciência a aspectos de artefatos tecnológicos contemporâneos. Por fim, o pesquisador apresenta uma proposta didática que discute elementos associados ao surgimento, ao desenvolvimento e ao funcionamento do telefone.
No último artigo, Priscila Sabino da Silva e Maurício Ferreira da Rosa relatam, em Utilização da ciência forense do seriado CSI no ensino de Química, como o uso de episódios de uma série de televisão pode motivar alunos do Ensino Médio ao estudo de Química. Os fragmentos de episódios das séries contextualizaram o estudo das reações de oxidação e redução, forças intermoleculares e separação de misturas, e cromatografia. A partir de um contexto os alunos fizeram experimentos em laboratório e ainda participaram de encenações de ambientes que de algum modo reproduziam fragmentos de cenas de crime exibidas inicialmente na série de televisão.
Prof. Dr. Francisco Roberto Pinto Mattos
Sumário
Cicero Luciano Alves Costa, Cicera Vania Barros Costa
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Ana Lúcia Lopes Corrêa, Mauro Sergio Teixeira de Araújo
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Cristina Fátima de Jesus Silva Pires, Paulo Celso Ferrari, José Rildo de Oliveira Queiroz
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Danielle Silva Lima, Kathynne Carvalho Freitas, Ricardo Alexandre Figueiredo Matos, Márlon Herbert Flora Barbosa Soares, Wesley Fernandes Vaz
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Luciana de Lima Lemos, Maria Auxiliadora Soares Padilha
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Luiz Marcelo Darroz, Cleci Teresinha Werner da Rosa, Alvaro Becker da Rosa, Carlos Ariel Samudio Perez
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Claudilene Aparecida Pandorf, Josiane Mello, Antonio Carlos de Francisco, Ana Claudia de Oliveira, Elson Heraldo Ribeiro Junior
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André Coelho da Silva
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Priscila Sabino da Silva, Mauricio Ferreira da Rosa
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