Focos da aprendizagem do professor pesquisador
Resumo
Neste artigo apresentamos uma proposta de aplicação de um instrumento denominado Focos da Aprendizagem do Professor Pesquisador (FAPP), para a análise da aprendizagem de um professor em serviço. Nos FAPP a aprendizagem do professor pesquisador está estruturada em cinco eixos: (i) interesse; (ii) conhecimento; (iii) reflexão; (iv) comunidade; (v) identidade. Nessa pesquisa o instrumento foi aplicado para analisar a aprendizagem de um professor pesquisador que trabalhava em duas escolas públicas do estado do Paraná. Percebemos que o professor pesquisador é um triplo aprendiz, ou seja, ele é um sujeito que integra três tipos de aprendizagem: a aprendizagem científico-tecnológica; a aprendizagem docente; a aprendizagem da pesquisa; todas elas se desenvolvem simultaneamente. Mediante esta investigação foi possível observar evidências de aprendizagem do professor pesquisador em todos os eixos que compõem os FAPP.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rbect.v13n1.8869
Direitos autorais 2020 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.