O uso do jogo de tabuleiro na construção da aprendizagem dos conteúdos de biologia: uma pesquisa desenvolvida no âmbito do PIBID/UEPB

Nathalya Marillya de Andrade Silva, Márcia Adelino da Silva Dias

Resumo


Para o desenvolvimento dessa intervenção realizamos uma pesquisa bibliográfica sobre jogos didáticos e sobre os conteúdos específicos da biologia abordada no jogo desenvolvido. Confeccionamos dois jogos de tabuleiro, intitulados: “A Bioquímica da Saúde” e “DNA e RNA: Seu Código”. Os jogos foram produzidos para estudantes da 1ª série do Ensino Médio. Em uma abordagem qualitativa, o instrumento de coleta de dados foi um corpus composto por caderno de campo e o questionário com questões abertas e flexíveis, explorando a interação pesquisador-entrevistado. A análise de dados foi interpretativa e descritiva a partir da categorização proposta por Bardin (2009) com ênfase na análise de conteúdo. Esse relato de experiência elucida a contribuição relevante do PIBID para a formação profissional dos licenciados e aponta para o uso do jogo didático como um instrumento pertinente no ensino e na construção da aprendizagem dos conteúdos de biologia.


Palavras-chave


Jogos Didáticos; Ensino de Biologia; Pibid; Processo de Aprendizagem.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbect.v13n1.7996

Direitos autorais 2020 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr