Os livros didáticos na formação docente em química: abordagem do conteúdo materiais, substâncias e misturas
Resumo
Conteúdos conceituais como materiais, substâncias e misturas são fundantes para o entendimento da Química. Mas, a compreensão e diferenciação entre eles não são, em geral, satisfatoriamente claras para os estudantes e nem isso é problematizado durante a formação docente. Entendemos que as coleções didáticas de Química, especialmente por meio das orientações pedagógicas destinadas aos professores, têm potencial para contribuir para a formação docente e para o processo de transformação dos conhecimentos químicos em conteúdos de ensino. Aqui, avaliamos as orientações contidas nos Manuais do Professor das quatro coleções aprovadas pelo PNLD 2015. Concluímos que elas contribuem para compreendermos melhor sobre o quê, o como, o porquê e as complexidades a envolver o ensinar-aprender sobre esse tema, ao mesmo tempo em que entendemos que essas contribuições poderiam ser ainda maiores, se os subsídios apresentados aos docentes aparecessem de forma mais explícita e sistematizada nos manuais destinados aos professores.
Palavras-chave
Formação docente; Química; Livros Didáticos.
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rbect.v12n1.7600
Direitos autorais 2019 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.