Números complexos: um objeto de aprendizagem para ensinar e aprender

Cassiano Scott Puhl, Isolda Gianni de Lima

Resumo


Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de mestrado que criou e analisou um objeto de aprendizagem (OA) como recurso digital para o ensino de números complexos no Ensino Médio. O OA tem o objetivo de promover aprendizagem ativa e significativa, por meio de interações com aplicativos disponíveis virtualmente, desenvolvidos no Geogebra. Neste artigo, descreve-se o OA e apresenta-se o resultado da avaliação desse recurso. A avaliação seguiu um modelo proposto pelo Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no qual são considerados aspectos pedagógicos e técnicos, utilizando uma escala para a avaliação de cada critério. Por fim, o OA mostrou bons indicativos, assim tem-se a expectativa de que o OA possa ser utilizado por outros professores.

Palavras-chave


Números complexos; Objeto de aprendizagem; Ensino Médio; Recurso didático

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbect.v11n3.6963

Direitos autorais 2018 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr