Pós-graduação e ensino: uma análise da distribuição de programas stricto sensu

Jaqueline Nunes Carvalho, Monica Taffarel, Juciley Benedita da Silva, Vanessa Suligo Araújo, Edinéia Aparecida dos Santos Galvanin

Resumo


Este artigo tem como objetivo conhecer as dissimilaridades na distribuição dos programas de pós-graduação stricto sensu com área de avaliação em Ensino e as relações quanto ao número de programas, números de discentes matriculados e titulados. Para o desenvolvimento do trabalho utilizamos a base de dados da GeoCAPES, filtrando os dados que se referem a distribuição dos programas e de discentes de pós-graduação no período de 2015 com área de avaliação em Ensino. Os dados foram analisados quantitativamente pela análise de agrupamento e correlação de Spearman. Os resultados apresentam uma distribuição dos programas quanto as regiões, sendo que a região Sudeste e Sul estão agrupadas e concentram o maior número de programas. Quanto a relação entre a quantidade de programas e de discentes matriculados e titulados verificamos que existe relação entre eles, e esse fator pode se justificar pelo fato da maior quantidade de doutores estarem concentrados nos grandes centros.


Palavras-chave


Pós-Graduação; Ensino; Abordagem Quantitativa.

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DOI: 10.3895/rbect.v10n3.5336

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