Elaboração e utilização de Sinais de Libras para os conceitos de Física: Aceleração, Massa e Força

Jaqueline Santos Vargas, Shirley Takeco Gobara

Resumo


O presente trabalho tem como tema o Ensino de Física para alunos surdos, especificamente a criação de sinais para conceitos de Física. A partir de uma sequência didática, fundamentada na perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano, preparamos um grupo de instrutores surdos que elaboraram os sinais para os conceitos de força, aceleração e massa. Também verificamos a aceitação dos novos sinais ao utilizá-los com alguns alunos que frequentavam o Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS)-MS e realizamos uma investigação aplicando os novos sinais na discussão das Leis de Newton com esses alunos. Obtivemos os dados por meio de filmagens e gravações de áudio, os quais foram transcritos e analisados usando a Análise Microgenética, fundamentada na perspectiva histórico-cultural de Vygotsky. Os resultados evidenciaram a aceitação dos novos sinais propostos e que o uso desses sinais articulados com aulas interativas e mediadas pelo professor pesquisador contribuíram para a diferenciação entre os conceitos cotidianos e os conceitos científicos para os alunos com surdez investigados.


Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbect.v8n2.2983

Direitos autorais 2016 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr