Programa Nacional do Livro Didático e currículos de química: focalizando o conteúdo de oxirredução
Resumo
O livro didático figura como um dos principais materiais didáticos utilizados nas salas de aulas brasileiras. Devido a essa importância atribuída, a pesquisa apresentada neste trabalho teve como objetivo identificar possíveis relações entre as determinações das políticas curriculares com as obras selecionadas no âmbito do Programa Nacional do Livro Didático. Para isso, investigou-se como o conteúdo de reações de oxirredução é apresentado em livros didáticos de Química ao longo de vários editais do PNLD do Ensino Médio. Na investigação observou-se que as novas características do programa conferiram outros aspectos aos livros didáticos, principalmente com relação à diminuição dos conceitos científicos contemplados nos livros no último edital referente ao Ensino Médio.
Palavras-chave
DOI: 10.3895/rbect.v17n2.17003
Direitos autorais 2024 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.