Desenho animado e ensino de Ciências: Proposta de ensino com o desenho animado “Pergunte aos StoryBots” a partir do Ciclo de Experiência Kellyana (CEK)

Cristiane Aparecida de Pereira Lima, Marcos Cesar Danhoni Neves

Resumo


Desenhos e filmes de animação no ensino de Ciências são recursos metodológicos que podem tornar o ensino prazeroso, instigante e significativo aos estudantes, notadamente dos anos iniciais, nos quais os alunos estão tendo o primeiro contato com o conhecimento científico. Nesta perspectiva, propõe-se nesta pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza aplicada, recorte de uma pesquisa em nível de doutorado, a utilização do desenho animado Pergunte aos StoryBots no 2° ano do Ensino Fundamental por meio do Ciclo de Experiência Kellyana (CEK). A proposta visa aproximar o conhecimento científico da realidade do estudante através do desenho animado e por meio de um ciclo o qual valoriza a experiência do estudante. Na proposta apresentada, o professor terá a oportunidade de revisar, confirmar, desconfirmar, construir e reconstruir o conteúdo que está sendo proposto aos estudantes. Neste viés, por meio das representações pictóricas analisadas, nota-se que o desenho animado em questão, atrelado à intervenção da professora e ao conteúdo de ensino, contribuiu de forma significativa com a construção de conceitos científicos no tocante ao Ciclo da Água, ou seja, os estudantes apropriaram-se dos elementos científicos que compõem o conteúdo da animação.


Palavras-chave


Construtos; Aprendizagem; Ciclo da Chuva

Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: 10.3895/rbect.v17n2.16986

Direitos autorais 2024 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr