Eu costumava pensar sobre avaliação das aprendizagens... Mas agora eu sei...: percepções reveladas por licenciandos em Ciências Biológicas
Resumo
Ao considerar a formação inicial de professores de Ciências Biológicas em relação ao conhecimento sobre avaliação das aprendizagens, este trabalho, de abordagem qualitativa e cunho interpretativo, teve como objetivo analisar as percepções dos licenciandos de Ciências Biológicas de uma instituição pública paranaense a respeito dos fundamentos teórico-práticos da avaliação das aprendizagens, após a participação no curso de formação desenvolvido pelas autoras sobre avaliação das aprendizagens. A análise dos dados, coletados via questionário on-line, foi realizada por meio da Análise Textual Discursiva (ATD) e demonstrou que, após a participação no curso, os licenciandos revelaram alguns princípios e conceitos da avaliação das aprendizagens, como: avaliação formativa e somativa e sua importância, critérios, feedback, instrumentos, e compreenderam a avaliação como acompanhamento dos processos de ensino e de aprendizagem. As percepções dos licenciandos revelaram uma concepção formativa de avaliação, e evidencia-se a necessidade de aprofundamento dos fundamentos teórico-práticos da avaliação das aprendizagens na formação inicial de professores de Ciências Biológicas.
Palavras-chave
DOI: 10.3895/rbect.v17n2.16860
Direitos autorais 2024 CC-BY

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.