Representações Sociais de crianças sobre vacinação: Subsídios para Educação em Saúde

Suelen de Gaspi, Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior, Graça S. Carvalho

Resumo


Nos últimos anos a mídia vem divulgando situações em que famílias deixaram de vacinar seus filhos, fato este motivado por crenças que consideram a imunização insegura ou dispensável. No tocante ao processo educacional, o Ensino de Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental assume um papel de destaque na promoção da educação para a saúde, em especial, a importância da vacinação e os perigos da falta da imunização. Um método para compreender o que está ocorrendo e indicar caminhos para melhorar esta situação é investigar as concepções e Representações Sociais (RS) que os indivíduos possuem em relação à vacinação. Por isso, o presente estudo objetiva investigar as representações sociais de crianças das séries iniciais (5º ano) da Educação Básica sobre a vacinação, com o intuito de indicar subsídios para propostas educacionais no Ensino de ciências. Os dados foram obtidos por meio da Técnica de Evocação Livre de Palavras, e teve como termos indutores “vacinação” e “a importância de ser vacinado”. Identificou-se que os estudantes associam a vacinação essencialmente ao medo e à dor, indicando a necessidade de discussão sobre o tema e sua importância no contexto escolar. Por outro lado, os dados demonstraram que, apesar disso, os estudantes compreendem a importância do processo de imunização, associando-os à saúde e à prevenção da doença. Conclui-se a necessidade de promoção de ações que possibilitem uma nova cultura escolar sobre a vacinação, tão relevante atualmente, ressaltando seus benefícios em saúde individual e coletiva.


Palavras-chave


Ensino de Ciências; Doenças; Vacina; Controvérsias científicas.

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DOI: 10.3895/rbect.v18n1.15203

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