Contribuições para o ensino de física nos anos finais do ensino fundamental por meio da produção colaborativa de animações

Gustavo Mayer Pinto, Nestor Cortez Saavedra Filho

Resumo


O ensino de Física nas séries finais do Ensino Fundamental constitui um desafio, tanto pela formação dos professores quanto pela mediação dos conteúdos propriamente ditos, tendo como referência a Base Nacional Comum Curricular. Este artigo tem por objetivo levantar as potencialidades despertadas nos estudantes pela produção colaborativa de animações para ensinar conceitos de Física no 9º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa realizada é de caráter qualitativo, como um estudo de caso, e foi realizada em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Curitiba com 23 estudantes de uma turma do 9º ano. Para isso, foi elaborada uma estratégia didático-metodológica baseada na produção colaborativa com o uso de tecnologias digitais, tendo como referência Coll, Mauri e Onrubia (2010). Foram produzidas cinco animações pelos participantes, que foram analisadas à luz do triângulo interativo proposto por Coll, Mauri e Onrubia. Os resultados obtidos demonstram que essa estratégia auxiliou na atividade construtiva dos estudantes e proporcionou uma visão mais ampla acerca dos fenômenos físicos trabalhados na sala de aula. A partir da análise textual dos resultados, considera-se que a estratégia didático-metodológica empregada nesta pesquisa pode contribuir para a abordagem dos conteúdos de Física nessa etapa de ensino, além de possibilitar que o estudante seja apresentado a esses temas de uma forma diferente das convencionais.


Palavras-chave


Aprendizagem colaborativa; Stop motion; Ensino de Ciências; Ensino Fundamental

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DOI: 10.3895/rbect.v15n2.14039

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