A resolução de problemas como estratégia metodológica de ensino, fundamentada na teoria da aprendizagem significativa: uma análise quantitativa

Jeneffer Araújo de Assunção, Marco Antonio Moreira, Concesa Caballero Sahelices

Resumo


No campo científico, atualmente existe a discussão importante sobre o ensino de funções através da metodologia da resolução de problemas. Este estudo tem como objetivo analisar a eficiência da estratégia de resolução de problemas como metodologia de ensino, fundamentada na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel. Os sujeitos da pesquisa foram 84 estudantes da 1º série do Ensino Médio de um Colégio Militar da PMRR, distribuídos em quatro turmas, que constituíram o grupo experimental e grupo controle, nas quais se desenvolveram os conteúdos de função e função afim. Os resultados foram analisados com base na estatística descritiva e ANCOVA com o intuito de avaliar a efetividade da metodologia de resolução de problemas fundamentada na teoria de aprendizagem significativa vis-à-vis a metodologia tradicional. Constatou-se que a aprendizagem dos conteúdos do grupo experimental, após a intervenção, pareceu apresentar desempenho superior nos testes do que o grupo controle.


Palavras-chave


Aprendizagem Significativa; Resolução de Problemas; Conceito de Função

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DOI: 10.3895/rbect.v13n3.10527

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