A vermicompostagem como temática para a promoção da alfabetização científica

Aline Ferreira Torezin, Tamara Simone van Kaick

Resumo


Este artigo faz uma análise qualitativa de uma Sequência Didática (SD) para o Ensino Fundamental, elaborada com o tema vermicompostagem para promover a Alfabetização Científica (AC). A SD é uma metodologia de ensino organizada e aplicada de forma a facilitar a aprendizagem. A AC é um processo contínuo de compreensão e aplicação de significados e conceitos científicos. A vermicompostagem é a reciclagem da matéria orgânica resultante da ação de minhocas e microrganismos, que foi aplicada na SD para a promoção do processo de investigação e da AC. Os alunos registraram os conteúdos assimilados durante a SD em diários de bordo, que foram analisados à luz dos 10 indicadores de AC propostos por Sasseron (2008). Os resultados da frequência dos indicadores foi: alta - para levantamento de dados; média - para estruturação do pensamento; baixa - para estabelecendo relações, sendo este último o elemento que deveria ser melhor trabalhado pelo ensino.

Palavras-chave


Sequência Didática; Indicadores; Estratégia Pedagógica

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbect.v13n3.10199

Direitos autorais 2020 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr