Em busca de uma teleologia para a educação científica CTS: da consolidação do campo às unidades de ensino

Loryne Viana Oliveira

Resumo


No presente ensaio pretendemos apresentar a consolidação dos Estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade (ECTS) como campo de estudos, articulando tal compreensão às origens da interface entre educação e CTS para, finalmente, relacionar elementos concernentes aos objetivos, conteúdos, estrutura e organização curricular de unidades de ensino CTS. Para alcançar tal objetivo foi realizado um estudo de natureza bibliográfica, no qual nos ancoramos, principalmente, em uma reconstrução histórico-analítica elaborada a partir de Aikenhead (2005, 2003, 1994), Auler (2011), Millar (1996), Santos (2007), Strieder e Kawamura (2017, 2010, 2009) e Waks (1989a, 1989b). Foi possível arrolar os desdobramentos históricos em proveito da compreensão acerca da orientação político-pedagógica decorrente dos ECTS, delimitando, a partir da pesquisa empírica e sem a pretensão de normatizar, as sistematizações oferecidas pela literatura norte-americana para unidades CTS que subsidiaram a entrada desta discussão em âmbito nacional.

Palavras-chave


Educação Científica CTS; Unidades de Ensino CTS; Ensino de Ciências

Texto completo:

PDFA HTML


DOI: 10.3895/actio.v4n2.9034

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2019 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr