O delineamento de tarefas matemáticas à luz da pesquisa de desenvolvimento: uma oportunidade de reflexão para a prática pedagógica

Cleiton Antonio Marino, Marcele Tavares Mendes

Resumo


O presente trabalho é recorte de uma pesquisa de mestrado em andamento, que visa analisar o processo de elaboração de uma trajetória de ensino e de aprendizagem – envolvida no contexto de plantas baixas – para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental.  Toda reflexão fundamenta-se nos princípios da abordagem de ensino Educação Matemática Realística que: reconhece a matemática como uma atividade humana, propõe um contexto de sala de aula em que o aluno se reconhece protagonista e responsável por seu processo de aprendizagem e, o professor como um guia que orienta e acompanha seus alunos, por meio de intervenções, na direção dos objetivos da educação desejada. De modo específico, neste trabalho, o objetivo é apresentar uma reflexão construída a partir de um ciclo iterativo de aplicação e refinamento de uma das tarefas que compõem o primeiro design da trajetória de ensino e de aprendizagem, na direção de apresentar e discutir aspectos de sua aplicação, análise, avaliação e reformulação para novo design e novo ciclo iterativo. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa de cunho interpretativo em que o processo de sua elaboração baseia-se na Pesquisa de Desenvolvimento (Design Research). A fase de aplicação do primeiro ciclo iterativo ocorreu com um grupo de oito alunos do 6º ano do Ensino Fundamental em uma escola estadual do Paraná, no segundo semestre de 2017. Pudemos inferir que para um professor vivenciar e analisar o processo de evolução e delineamento de enunciados de tarefas matemáticas possibilita uma reflexão e aprimoramento de sua prática pedagógica, assim como explorar contextos em tarefas de matemática em aulas desenvolvidas à luz dos princípios da Educação Matemática Realística faz-se uma alternativa para superar uma abordagem de ensino de matemática convencional.

Palavras-chave


Educação Matemática Realística; Trajetória de ensino e aprendizagem; Tarefas matemáticas; Pesquisa de Desenvolvimento.

Texto completo:

PDFA HTML


DOI: 10.3895/actio.v3n3.7945

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2018 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr