Um levantamento histórico das pesquisas sobre linguagem no ensino de ciências no Brasil
Resumo
O presente artigo apresentará um breve levantamento histórico sobre as pesquisas em Linguagem no Ensino de Ciências no Brasil. Em busca da identificação das necessidades e do ponto de partida dessas pesquisas, recorreu-se a uma importante pesquisadora, com o intuito de compreender a constituição da linha temática de Linguagem no Ensino de Ciências, suas principais tendências e características, seus mais relevantes teóricos, suas metodologias de pesquisa e de análise, bem como seus rumos futuros. Para tanto, foi realizada uma entrevista semiestruturada com uma doutora, professora e pesquisadora da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Utilizando como suporte teórico-metodológico a Análise de Discurso de linha francesa, procurou-se compreender alguns aspectos do discurso da pesquisadora sobre fatores relevantes para a constituição da linha de pesquisa de Linguagem no Ensino de Ciências.
Palavras-chave
DOI: 10.3895/actio.v4n1.7707
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2019 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação
______________________________________________________________________
ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923