Comunidade escolar e modelagem matemática na educação matemática: uma reflexão

Patrick Bellei, Tiago Emanuel Klüber

Resumo


Os documentos norteadores do estado do Paraná apresentam os encaminhamentos metodológicos necessários para a articulação dos conteúdos estruturantes da Matemática. Dentre eles, destaca-se a Modelagem Matemática considerada uma tendência metodológica da Educação Matemática. Nas pesquisas envolvendo esta tendência fica notável a existência de obstáculos para sua realização. Entretanto, questões voltadas para a comunidade escolar interna e externa, como pais, professores de outras áreas e a gestão escolar, são apenas tangenciados e até secundarizados frente a outros aspectos, como por exemplo, o currículo escolar. Este artigo foi desenvolvido por meio de uma meta-análise, levantando trabalhos e livros que abordam a Modelagem Matemática sem perder de vista o envolvimento da comunidade escolar com o ensino e a gestão escolar. Procuramos discutir a Modelagem Matemática para a Educação Matemática e suas relações com a comunidade escolar a partir da interrogação: que influências a comunidade escolar apresenta ao desenvolvimento de atividades de Modelagem Matemática para a Educação Matemática? A discussão aponta para a necessidade de aproximação de outros atores da comunidade escolar para que haja um melhor entendimento da utilização e direcionamento da Modelagem Matemática, de modo que esta tendência possa ser inserida efetivamente nas escolas. Apontamos a importância da presença e construção da gestão democrática para que o funcionamento da instituição de ensino seja conhecido e apreciado por todos, visando, principalmente, que a Modelagem Matemática seja conhecida por todos os atores envolvidos no processo de ensino.


Palavras-chave


Organização Escolar; Ações da gestão escolar; Obstáculo da Modelagem Matemática

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DOI: 10.3895/actio.v3n3.7695

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Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

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ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

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Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

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