As práticas discursivas no ensino de química: um estudo das aulas dos licenciandos do programa institucional de bolsas de iniciação à docência

Ana Carolina Araújo da Silva, Franciane Cristina Toledo Duarte, Penha Souza Silva

Resumo


Este artigo apresenta as práticas discursivas identificadas em aulas de Química de licenciandos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID. Essas aulas foram observadas durante o desenvolvimento do projeto Água em foco: qualidade de vida e cidadania. O objetivo da pesquisa foi compreender como as abordagens comunicativas são engendradas nas aulas do licenciandos participantes do PIBID. Para a coleta de dados foram filmadas três aulas ministradas por três bolsistas sendo cada aula em uma turma de segundo ano do Ensino Médio de uma mesma escola no município de Belo Horizonte - MG. Na análise de dados, utilizamos a ferramenta analítica proposta por Mortimer e Scott (2003 e 2002) para identificar as classes de abordagem comunicativa e relacioná-las com os tipos de perguntas que aconteceram nas aulas. A partir da filmagem, elaboramos mapas de episódios nos quais selecionamos um episódio de cada aula. Nestes episódios, observamos as perguntas que os licenciandos direcionaram à turma e a partir dos questionamentos realizados buscamos identificar os tipos de abordagem comunicativas que se realizavam. A análise dos dados nos permitiu identificar o esforço realizado pelos licenciandos em promover uma interação com os estudantes, emergindo assim as diferentes classes de abordagem comunicativa. Observamos também que enunciações de processo e metaprocesso facilitam o aparecimento da abordagem interativa dialógica.

Palavras-chave


PIBID; Abordagem Comunicativa; Formação de Professores

Texto completo:

PDFA HTML


DOI: 10.3895/actio.v3n2.7594

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2018 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr