Estratégia didática: utilizando a modelagem para facilitar o ensino e aprendizagem da temática terra e universo

Nilgleice Leal Amador, Rosilene de Jesus Trindade, Paulo Weslem Portal Gomes, Eduardo Zaragoza Ramos, Ronilson Freitas de Souza

Resumo


Neste estudo buscou-se avaliar o impacto de uma atividade integradora, utilizando a modelagem no Ensino de Ciências para aprendizagem da unidade temática Terra e Universo. A pesquisa constitui-se uma intervenção pedagógica e foi realizada com alunos do 5° ano da rede pública municipal de Salvaterra-PA, onde eles participaram de uma aula utilizando a modelagem como estratégia didática. Para a coleta de dados utilizou-se a observação participante e um teste aplicado ao final da intervenção. Como efeito desta atividade, notou-se a criatividade, imaginação, entusiasmo, participação em grupo e interações ativas dos alunos durante a confecção dos modelos para representar o tema em questão; também foi observada a adequada internalização dos conteúdos, expressa pelos resultados do teste que mostraram percentual de desempenho superior a 80% de acertos das questões propostas. Com isso, destaca-se que esta intervenção ofereceu oportunidades para os estudantes se envolverem na aula e propiciou a assimilação dos conceitos estudados, melhorando o processo de ensino-aprendizagem da turma e proporcionando uma educação mais atrativa e eficiente.


Palavras-chave


Processo de ensino-aprendizagem. Terra e Universo. Aprendizagem por Modelagem. Ensino de Ciências.

Texto completo:

PDFA HTML


DOI: 10.3895/actio.v3n3.7565

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2018 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr