Os discursos nos filmes de ficção científica: ensino de ciências e a produção de sentidos na perspectiva socioambiental

Júlio César David Ferreira, Roberto Gonçalves Barbosa

Resumo


O presente artigo consiste na análise dos discursos que circulam nos filmes de ficção científica, com ênfase nas noções de ambiente, disciplinaridade, neutralidade e salvacionismo da Ciência. Esses discursos, em suas várias esferas sociais e condições de produção, se manifestam nas relações de ensino e aprendizagem da educação em ciências. A partir da vertente francesa da Análise de Discurso, analisamos a materialidade discursiva dos filmes Interestelar (NOLAN, 2014) e Perdido em Marte (SCOTT, 2015). A escolha dessas duas obras para análise se deve à grande popularidade de ambos, mas principalmente por compartilharem as principais categorias de significação elencadas em nosso recorte discursivo (ambiente, disciplinaridade, neutralidade e salvacionismo da Ciência), ou seja, os filmes dão circularidade a discursos congruentes, consequentemente materializando determinadas ideologias. Muitas vezes, os filmes de ficção científica propagam discursos de uma Ciência ideal, isto é, ocultam valores, preconceitos e ideologias, sobretudo os fatores de ordem social, ambiental e econômica. Tais discursos constroem realidades e acabam fundamentando práticas. Nossas análises indicam a necessidade de uma educação científica e ambiental crítica que problematize discursos presentes não só em filmes, mas em outros meios e espaços de comunicação e significação. Os filmes de ficção científica possuem grande potencial no contexto do ensino das ciências, não somente enquanto mobilizadores da criticidade, mas de um modo mais amplo: as obras de ficção são formas de significação e de mediação que, quando trazidas para o campo pedagógico, potencializam a produção de sentidos para o conhecimento científico, além de ampliar a formação cultural dos sujeitos.

Palavras-chave


Ficção Científica; Linguagem; Discurso; Ensino de Ciências

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DOI: 10.3895/actio.v3n2.7484

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ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

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ISSN: 2525-8923

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