Repositórios de objetos de aprendizagem no ensino de estequiometria
Resumo
O conteúdo de estequiometria é visto pela maioria dos alunos como difícil e sem nenhuma aplicabilidade. Essa visão muitas vezes está associada às dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos alunos, assim como a não compreensão de conteúdos abstratos. Com base nessa constatação, neste artigo foram analisados alguns objetos de aprendizagem com a finalidade de verificar se essa metodologia alternativa reúne as características necessárias para realização de um processo eficiente de ensino-aprendizagem dos conteúdos estequiométricos. Para tanto, foi realizada uma análise descritiva de oito objetos de aprendizagem, disponíveis gratuitamente nos repositórios Banco de Internacional de Objetos Educacionais – BIOE, Laboratório Didático Virtual – LabVirt e Grupo de Pesquisa e Produção de Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem - PROATIVA. Além disso, foram listados os traços que consideramos facilitadores da construção do conhecimento. Por fim, foi possível notar que as características apresentadas pelos objetos de aprendizagem permitem que o professor trabalhe o conteúdo de estequiometria de forma mais atrativa e significativa.
Palavras-chave
DOI: 10.3895/actio.v3n3.7422
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2018 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação
______________________________________________________________________
ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923