Análise do processo de construção da prática docente de um professor de Ciências, a partir da perspectiva de sistema de atividades proposta por Engeström

Edenia Maria Ribeiro do Amaral, Ana Lúcia Gomes Cavalcanti Neto

Resumo


Este artigo tem como objetivo analisar o processo de construção da prática docente por um professor, considerando atividades e ações por ele descritas ao falar sobre formação e experiência profissional. Para isso, buscamos avaliar como a prática docente tem sido abordada na literatura (CAVALCANTI NETO; AMARAL, 2013), e fazer uma discussão sobre concepções de prática docente propostas na literatura (TARDIF; LESSARD; LAHAYE, 1991; TARDIF, 2002), para situar uma visão de prática docente como atividade humana, numa perspectiva histórico cultural (LEONTIEV, 1978, ENGESTRÖM, 1997, 2001). Para estruturação e análise de atividades descritas pelo professor, tomamos por base a proposta de sistema de atividades feita por Engeström (1997, 2001), considerando aspectos de produção, troca, distribuição e consumação, nas relações estabelecidas entre sujeito, objeto, mediadores, regras, comunidade e divisão de trabalho. A pesquisa foi realizada a partir de entrevista com um professor de Ciências e Tecnologia, de Montreal, Canadá. A entrevista semiestruturada foi gravada em áudio, transcrita para análise e teve como orientação os seguintes aspectos: escolha profissional, experiências anteriores, formação inicial, engajamento na atividade de ensino e o desenvolvimento da carreira. Os resultados apontam para a construção da prática docente a partir de elementos da subjetividade do professor articulada aos contextos nos quais ele vivenciou sua formação, e tem atuação e desenvolvimento profissional. Foi evidenciado um processo dinâmico de construção da prática docente, considerando relações que constantemente são estabelecidas entre sujeito, objeto e os contextos constituídos ao longo de sua trajetória.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/actio.v1n1.4739

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2018 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr