Uso de histórias no ensino superior: uma experiência na química orgânica experimental
Resumo
Desenvolver a capacidade de pensar e de resolver novos problemas ocupa um lugar central na formação de estudantes, inclusive os do Ensino Superior. Em uma disciplina experimental de Química Orgânica, uma turma de 13 estudantes do curso de Farmácia foi convidada a resolver situações-problema presentes em seis histórias1 fictícias produzidas pela professora, seguindo a estratégia de “contação de histórias” em sala de aula. Desenvolvemos este trabalho com o objetivo de analisar o envolvimento dos estudantes com essas atividades e também a percepção deles sobre a própria aprendizagem. Para isso identificamos as resoluções entregues e analisamos um instrumento de produção de dados (questionário) respondido pelos estudantes ao final da disciplina. A análise revelou que os desafios se mostraram uma estratégia positiva tanto para o envolvimento dos estudantes quanto para a aprendizagem. Com isso, ressaltamos que técnicas ensinadas nos laboratórios de aulas práticas precisam ser percebidas como parte do contexto de trabalho futuro dos estudantes.
Palavras-chave
DOI: 10.3895/actio.v10n2.19541
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2025 ACTIO: Docência em Ciências

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação
______________________________________________________________________
ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923