Percepção e conhecimento sobre plantas medicinais em uma escola no sul do Brasil

Isadora de Borba Antonelli, Elaine Puziski Varela, Vanilde Citadini Zanette

Resumo


A Etnobotânica busca compreender a utilização de plantas pelos seres humanos ao longo do tempo, incluindo aquelas utilizadas como medicinais. A transmissão de informações sobre essas espécies é considerada cultural, possibilitando grande variedade de fontes de referências, incluindo o ambiente escolar. Entretanto, ainda são poucos os estudos que abordam o papel da escola na transmissão do saber sobre plantas medicinais. Diante do exposto, o presente trabalho objetivou investigar o acesso de escolares às plantas medicinais, bem como a fonte de origem deste conhecimento. Para isso, foi realizada uma entrevista de grupo, com aplicação de questionário, que buscou compreender a relação dos estudantes com as plantas medicinais. Seguido da Técnica Projetiva, realizada com imagens de plantas medicinais, visando despertar a memória visual dos alunos. Os participantes da pesquisa foram estudantes das séries finais do Ensino Fundamental. Foram registradas 33 espécies citadas pelos alunos para fins medicinais. A forma de preparo mais utilizada foi chá com 75 indicações e o uso mais citado está relacionado ao tratamento de dores de barriga (17 citações). A principal forma de obtenção das espécies foi o quintal próprio e a principal fonte de origem do conhecimento dos alunos sobre plantas medicinais foi por meio da mãe e da avó (transgeracional). O estudo revelou que estudantes das séries finais do Ensino Fundamental aprendem sobre plantas medicinais principalmente com seus familiares, entretanto demonstram interesse em aprofundar esse conhecimento no ambiente escolar. Essa temática pode ser abordada por meio de projetos, oficinas, exposições, entre outros, considerando as diversas disciplinas escolares.


Palavras-chave


etnobotânica; conhecimento transgeracional; memórias afetivas

Texto completo:

PDFA PDFA (English)


DOI: 10.3895/actio.v9n3.18363

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2024 ACTIO: Docência em Ciências

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr