Conhecimentos mobilizados por alunos do 9º ano do ensino fundamental na resolução de um problema de regiões retangulares

Fernando Francisco Pereira, Iara Souza Doneze, Marcelo Carlos de Proença

Resumo


A presente pesquisa teve como objetivo investigar os conhecimentos mobilizados por alunos do 9º ano do Ensino Fundamental ao resolverem um problema em um ambiente de Ensino-Aprendizagem de Matemática via Resolução de Problemas (EAMvRP). De cunho qualitativo, elaboramos e implementamos uma proposta de EAMvRP para introduzir o conteúdo matemático de Equações de 2º Grau. Os 95 alunos que participaram do estudo foram divididos em 16 grupos, os quais tiveram que resolver uma situação de matemática, relacionada à área de regiões retangulares. Tomamos como referência os dados produzidos em duas ações do EAMvRP: das ações de auxílio aos alunos durante a resolução e discussão das estratégias dos alunos. Os resultados mostraram dificuldades em maior grau na execução das estratégias, frequentemente ocorridas por grupos que apresentaram dificuldades na mobilização de conhecimentos atrelados à etapa de representação das informações. As conclusões revelam a pouca recorrência a estratégias algébricas no processo de resolução de problemas e frequência da racionalidade na apresentação das resoluções, mas carência de registros que possibilitem afirmar a ocorrência de monitoramento dos processos resolutivos no geral ou da solução em específico. 


Palavras-chave


Ensino de Matemática; Ensino via resolução de problemas; Equação de 2º grau.

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v8n3.17598

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2023 ACTIO: Docência em Ciências

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr