Influências de uma proposta alternativa de planejamento didático-pedagógico no contexto da formação continuada de professores do ensino superior

Camila Campos Zoca, Francisco Otávio Cintra Ferrarini, Amadeu Moura Bego

Resumo


Este artigo discute como a organização de uma componente curricular, por meio da utilização de um modelo de planejamento didático alternativo, incide sobre a formação continuada de professores do Ensino Superior. À vista disso, investigam-se os impactos do processo de implementação de Unidades Didáticas Multiestratégicas (UDM) na formação continuada em serviço. A UDM é um modelo de planejamento que abarca a integração, de modo sistematizado e sequenciado, de um conjunto de estratégias didáticas e de avaliação de acordo com objetivos de aprendizado previamente definidos e delimitados a partir de uma abordagem metodológica. Trata-se de um Estudo de Caso, embasado na abordagem de pesquisa qualitativa e não-experimental, com dados coletados por meio de uma entrevista reflexiva e analisados por meio da Análise de Conteúdo. Nessa perspectiva, infere-se que a aplicação de planejamentos alternativos de ensino, como meio de compor o processo de formação continuada, pode promover reflexões para a reelaboração da prática profissional, bem como ressignificação do papel da docência.


Palavras-chave


Unidade Didática Multiestratégica; Formação continuada; Ensino Superior; Planejamento didático-pedagógico

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v8n2.17016

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2023 ACTIO: Docência em Ciências

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr