A abordagem das grandezas e medidas em uma coleção de livros didáticos de matemática no ensino fundamental

Daniel Maués da Cunha, Joubert Lima Ferreira, André Pereira da Costa

Resumo


Este artigo traz uma investigação que teve como objetivo analisar como uma coleção de matemática dos anos finais do Ensino Fundamental, aprovada pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2017, apresenta o tema das Grandezas e Medidas. O suporte teórico da pesquisa é o modelo didático proposto por Douady e Perrin-Glorian (1989) para o ensino de área de figuras planas como grandeza, adaptado para outras grandezas geométricas. Com abordagem qualitativa e uma pesquisa documental, analisou-se a coleção Matemática Bianchini, 8ª edição, 2015, adotada pela rede municipal de ensino, em Barreiras, oeste da Bahia. Os resultados apontam que a coleção analisada necessita se adequar às exigências propostas pela literatura para apresentação da unidade temática “grandezas e medidas” e que a abordagem apresentada na coleção tem ênfase no aspecto numérico, não sendo suficiente para apresentar uma grandeza como um atributo, dissociando a grandeza de sua medida e do objeto geométrico associado.


Palavras-chave


Grandezas e Medidas; Livro Didático; Aspecto Numérico; Matemática; Pesquisa Documental.

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v8n2.16456

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2023 ACTIO: Docência em Ciências

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr