O ensino de ciências no espaço do atendimento educacional especializado mediado por abordagem CTS

Ana Rita Gonçalves Ribeiro de Mello, Jorge Cardoso Messeder

Resumo


Este artigo trata do recorte de uma pesquisa desenvolvida em nível de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, caracterizando-se numa pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-intervenção, com a participação voluntária de sete alunos do Atendimento Educacional Especializado (AEE), de uma escola municipal da Baixada Fluminense. À vista disso, o objetivo desse artigo é mostrar algumas estratégias didáticas em ensino de Ciências, por meio da abordagem em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), que foram desenvolvidas e que podem ser usadas pelo professor do AEE para ensinar ciências aos alunos com deficiência, com a utilização dos seguintes recursos: literatura infantil, jogos, vídeos e diálogo. Dessa forma, o artigo traz a construção do conhecimento dos sujeitos, que se baseou na representação da fala e subjetividade dos mesmos à luz de referenciais teóricos do enfoque CTS e da educação especial, na perspectiva inclusiva. E, seguindo a linha de fundamentação, são apresentados alguns resultados que mostram que os alunos tiveram a autoestima elevada diante de si mesmo e diante do grupo, a melhora da organização e do processamento do pensamento, a articulação e exposição de ideias, o aperfeiçoamento da oralidade e a melhora da dialogicidade com professores e pares. Ainda assim, o produto educacional filiado à pesquisa, uma revista digital intitulada “Experiências em CTS & Educação Especial”, ratifica possibilidades de ensino e aprendizagem dos alunos do AEE, por meio do ensino de Ciências em CTS, visando o desenvolvimento de competências e habilidades voltadas para uma formação cidadã mais crítica.


Palavras-chave


Atendimento Educacional Especializado; Alunos com deficiência; Ensino e aprendizagem; Ensino de ciências; Tecnologia e Sociedade; Estratégias didáticas

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v7n3.15423

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Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

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ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

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Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

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