O lúdico no processo de ensino e aprendizagem de matemática no atendimento educacional especializado

Cinthia Brenda Siqueira Santiago, Rayssa Danyella Pires Nascimento, Ricardo Antonio Gonçalves Teixeira

Resumo


ste estudo tem por objetivo compreender o lugar do lúdico no Atendimento Educacional Especializado - AEE no processo de desenvolvimento de conhecimentos em matemática com estudantes com deficiência. O delineamento do presente estudo foi pautado na abordagem qualitativa, de natureza exploratória valendo-se da Revisão Sistemática. Para tanto, foram realizadas buscas na base de dados de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, utilizando-se da análise de conteúdo de Bardin (1977), como procedimento de análise dos dados levantados. Como resultados do estudo, constatou-se que existem diversas problemáticas envolvendo a matemática inclusiva e o processo de ensino e aprendizagem a partir do AEE, dentre as quais a escassez de recursos necessários para atender as especificidades dos educandos com deficiência, a necessidade de formação continuada e inclusiva de professores, a desmistificação de crenças negativas relacionadas ao ensino de matemática. Dessa maneira, foi possível identificar ainda que há pouca literatura que aborda a temática do ensino de matemática envolvendo estudantes com deficiência, o que demanda de pesquisas em diferentes perspectivas, dada a importância e urgência do tema.


Palavras-chave


Inclusão; Educação Especial; Matemática; Atendimento Educacional Especializado.

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v7n3.15408

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2022 ACTIO: Docência em Ciências

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr