A inclusão de alunos com deficiência e o ensino de ciências da natureza: uma análise da compreensão de professores da área sobre o trabalho colaborativo e a ação pedagógica

Dayane Negrão Carvalho Ribeiro, Gleyce Thamirys Chagas Lisboa

Resumo


Este artigo traz a análise das expressões de professores de Química, Física e Biologia que atuam em turmas com alunos com deficiências, em escolas do nordeste do estado do Pará. Para a investigação optou-se pela pesquisa qualitativa, na qual foram utilizados questionários e entrevistas com perguntas abertas para a constituição dos dados. Para a análise recorreu-se a Análise Textual Discursiva que proporcionou a constituição de três categorias de análise, descritas em um metatexto. Nestas categorias, pode-se observar resultados que indicam questões de formação e acesso a recursos como empecilhos para o ensino inclusivo. Essa dificuldade faz com que os professores recorram aos profissionais do Atendimento Educacional Especializado da escola, o que possibilita situações de trabalho colaborativo e a elaboração de atividades e recursos adaptados. Porém, também é evidenciado problemas no trabalho colaborativo como a comunicação entre os pares e a compreensão de seus papéis. Por fim, defende-se a necessidade de fomentar ações formativas dos professores para o trabalho inclusivo, na perspectiva do trabalho colaborativo, principalmente, entre os professores da área das Ciências da Natureza e o Atendimento Educacional Especializado para a efetivação da educação inclusiva.

Palavras-chave


Educação Especial; Educação Inclusiva; Ação Docente; Ensino de Ciências da Natureza.

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v7n3.15402

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2022 ACTIO: Docência em Ciências

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr