Desafios e impactos da pandemia da COVID-19 na aprendizagem de autistas: um estudo de caso
Resumo
Os sistemas educacionais não estavam preparados para confrontar as excepcionalidades decorrentes da pandemia da COVID-19 e buscaram alternativas para minimizar os impactos na aprendizagem dos alunos depositando suas esperanças no ensino remoto. Embora a alteração do modelo de ensino tenha impactado integralmente públicos diversos, alunos acometidos pelo Transtorno do Espectro Autista (TEA) enfrentaram desafios maiores durante o processo de adaptação à nova realidade de ensino. Neste sentido, a identificação dos desafios e impactos gerados pela pandemia da COVID-19 no desenvolvimento escolar de alunos com TEA regularmente matriculados em uma escola pública de educação básica do município de São José do Alegre/Minas Gerais foi realizada mediante a aplicação de um questionário a uma professora regente e de apoio, além de cinco pais responsáveis por estas crianças e adolescentes. As professoras consideraram que a pandemia impactou moderadamente a aprendizagem dos seus alunos autistas, observando pouco avanço na capacidade de aprender. Contudo, para a maioria dos pais a pandemia interferiu negativamente, pois observaram grande retrocesso na aprendizagem dos seus filhos. Na percepção da professora regente, o principal desafio ao ensino esteve relacionado ao processo de ensino-aprendizagem que necessitou ser amplamente ressignificado para atender as condições restritivas do momento. Já para a professora de apoio, o desafio foi estabelecer um contato efetivo com os alunos para estimular a realização das atividades. Os pais foram unânimes em considerar o estabelecimento de uma nova rotina de estudos para os seus filhos como o principal desafio. Diante dos novos desafios, as professoras apostam na manutenção do vínculo com os alunos e na mediação da aprendizagem como formas de minimizar os impactos. A intensificação do diálogo, mediação constante e maior paciência são as principais atitudes experimentadas pelos pais para minimizar os possíveis danos ao desenvolvimento escolar dos seus filhos autistas durante a pandemia do novo coronavírus.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFADOI: 10.3895/actio.v7n3.15400
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2022 ACTIO: Docência em Ciências
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação
______________________________________________________________________
ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923