A inclusão de estudantes com deficiência visual: concepções de professores de ciências sobre um contexto real
Resumo
Quando nos reportamos para o ensino de Ciências evidenciamos que é uma disciplina que se utiliza bastante de recursos visuais, assim, consideramos que as salas de aulas do Ensino Regular, e mais especificamente as aulas de Ciências podem favorecer o desenvolvimento de estudantes com deficiência visual, sabendo que a disciplina é bastante relevante para a formação dos futuros cidadãos. Dessa forma, o presente artigo apresenta um recorte dos resultados de uma pesquisa desenvolvida em nível de mestrado, que teve como objetivo conhecer o que pensam e o que sabem os professores de Ciências sobre a inclusão e sobre a deficiência citada anteriormente. Nossa abordagem adentrou na pesquisa qualitativa de caráter exploratório. Quanto aos procedimentos, fizemos uso do Estudo de Caso e os instrumentos de coleta de dados construídos se pautaram nas técnicas da entrevista e de questionário no formato de formulário Google Forms. Os sujeitos da pesquisa configuraram-se em um grupo de professores de Ciências de escolas pertencentes a uma Secretaria Municipal de Educação. A análise dos dados obtidos nos permitiu sugerir que os professores possuem pouco conhecimento sobre as especificidades de um estudante deficiência visual. Além disso, pontuamos que esses colaboradores declararam não se acharem capacitados para atender à demanda de alunos com deficiência visual - DV, assim como revelaram que possuímos uma política sólida sobre os direitos das pessoas com deficiência, mas que, infelizmente na prática ainda não se concretizaram, apontando para a necessidade que a temática seja ainda discutida e que ainda temos um longo caminho para que de fato a inclusão se concretize nos espaços escolares.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFADOI: 10.3895/actio.v7n3.15386
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2022 ACTIO: Docência em Ciências
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação
______________________________________________________________________
ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923