Educação inclusiva e os estudantes cegos: proposição de um curso e contribuições à formação docente em química

Karla Suzi Furutani Toyama, Márcia Camilo Figueiredo, Jacqueline Lidiane de Souza Prais

Resumo


Este artigo tem por objetivo delinear como a proposição de um curso, na perspectiva da educação inclusiva e os estudantes cegos, contribuiu para a formação de licenciandos em Química. A metodologia de pesquisa qualitativa, descritiva e de campo, envolveu a participação de treze licenciandos em Química na proposta formativa, a qual foi aprovada junto a Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias (DIREC) de uma Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Para a coleta de dados, antes de iniciar o curso, aplicamos um questionário inicial, a fim de identificar os conhecimentos prévios dos participantes em relação a temática. Após a conclusão do curso, os participantes responderam um questionário final. Os resultados obtidos foram interpretados de acordo com a Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados evidenciam que o curso contribuiu com a formação dos licenciandos em vários aspectos,  como repensar e reelaborar as suas concepções prévias em relação a Educação Inclusiva e a Educação Especial, entenderam a importância que há em obter conhecimentos a respeito do como fazer adaptações de materiais didáticos, revelaram compreensões de que é preciso tanto a oferta de cursos para a formação continuada de professores, como a necessidade de modificar os espaços comuns da estrutura física da escola em razão da inclusão educacional de todos os estudantes, em especial dos estudantes cegos. Somado a esses resultados, os licenciandos descreveram ter tido a oportunidade de conhecerem materiais didáticos adaptados ao ensino de Química aos estudantes cegos.


Palavras-chave


Materiais didáticos adaptados; Ação formativa; Formação docente

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v7n3.15374

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ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

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    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

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ISSN: 2525-8923

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