Recursos didáticos no ensino de genética para pessoa com deficiência visual: uma revisão sistemática de literatura

Jessica Correia Boese, João Paulo Stadler, Antonio Soares Junior da Silva, Mariana da Silva Azevedo

Resumo


Observa-se a necessidade em se empregar recursos e metodologias de ensino que permitam a acessibilidade e a inclusão de todos os estudantes, preferencialmente na rede regular de ensino, quando se considera os fundamentos da Educação Inclusiva. Assim, este estudo teve como objetivo caracterizar adaptações realizadas no processo de ensino e aprendizagem de estudantes com deficiência visual no contexto geral do ensino de Biologia e, em particular, sobre o conteúdo de Genética. Para isso, foi realizada uma revisão sistemática de literatura considerando dez artigos constantes em eventos de relevância na área delimitada. Foram analisados aspectos relacionados à finalidade dos recursos didáticos adaptados, o que permitiu a discussão sobre a escolha dos materiais e metodologias utilizadas nos recursos didáticos e a importância da formação de professores para o ensino de alunos com necessidades educacionais específicas. Foi possível perceber que, na maioria dos casos, empregou-se materiais que permitem explorar diferentes texturas e, também, a utilização do sistema Braille, recorrendo à via tátil para a acesso às informações. Ainda, observa-se que há uma escassez de trabalhos feitos para o ensino de Genética a estudantes com deficiência visual e, também, a necessidade de uma reflexão sobre a Educação Inclusiva no ensino de Biologia, em especial nos contextos de formação inicial e continuada.

Palavras-chave


Educação Inclusiva; Ensino de Biologia; Material Adaptado

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v7n3.15371

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2022 ACTIO: Docência em Ciências

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr