Contribuições da perspectiva montessoriana para o ensino da matemática: o olhar voltado ao vivido com crianças atípicas
Resumo
Este artigo tem por meta socializar parte dos estudos realizados na pesquisa de mestrado intitulada “Alfabetização matemática na perspectiva montessoriana” que mostram a trajetória profissional de Maria Montessori. Por meio da análise teórica de suas obras, colocam-se em evidência os processos que a autora passou entre seu trabalho como psiquiatra e a chegada às áreas da Educação e Ensino. O que lança luzes ao trabalho pedagógico voltado à singularidade de cada criança, sendo ela típica ou atípica, apontando para uma aproximação Educação Especial e Inclusiva. A experiência com a aplicação de materiais manipuláveis de autores como Séguin e Froebel proporcionou que Montessori adequasse alguns e criasse outros, sobretudo à alfabetização matemática. Isto, entre outras coisas, constituiu uma perspectiva educacional montessoriana para alfabetizar matematicamente em que a autora mostra em algumas sugestões contidas em sua bibliografia. Socializar essas informações poderá endossar os estudos nas áreas da Educação Especial e da Educação Matemática, em vistas de um olhar à intersubjetividade dos indivíduos.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFADOI: 10.3895/actio.v7n3.15336
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2022 ACTIO: Docência em Ciências
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação
______________________________________________________________________
ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923