Investigando indícios do desenho universal e desenho universal para aprendizagem em pesquisas que abordam jogos na matemática

Adriana Rinaldi Cassano, Andrea Lannes Muzzio, Anderson Roges Teixeira Góes

Resumo


Este artigo analisa pesquisas que abordam jogos para o ensino e aprendizagem de conteúdos e conceitos matemáticos na perspectiva da educação inclusiva. Objetivo: Verificar se os jogos apresentados são concebidos na perspectiva do Desenho Universal (DU) e, ainda, se as metodologias possuem abordagem do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA). Métodos: A metodologia da pesquisa é de natureza qualitativa, em que se descrevem e se discutem trabalhos retornados nas buscas realizadas em três bases de dados: Scientific Electronic Library Online (SciELO), Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Ao considerar as pesquisas analisadas, duas mencionam o DU no desenvolvimento de jogos e nenhuma faz referência ao termo “desenho universal para aprendizagem”, apesar de trazerem alguns indícios de tal abordagem. Resultado:  Pode-se afirmar a necessidade de ampla divulgação e efetivação da perspectiva do DU no desenvolvimento de jogos para o ensino e aprendizagem de Matemática, bem como da implementação da abordagem do DUA como um caminho para que se tenham escolas realmente inclusivas, que atendam a todos, independentemente de suas necessidades e deficiências. Considerações finais: Existem poucos trabalhos voltados a concepção do DU e na abordagem do DUA, percebendo-se assim uma lacuna importante, evidenciando, portanto, a necessidade de mais pesquisas e estudos nessas temáticas.

Palavras-chave


Jogos; Matemática; Desenho Universal; Desenho Universal para Aprendizagem

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v7n3.15301

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2022 ACTIO: Docência em Ciências

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr