Popularização da ciência: acessibilidade a visitantes surdos em museus brasileiros

Gabriela Sehnem Heck, José Luís Ferraro, Mariana Arieta

Resumo


O presente trabalho teve o objetivo de compreender como ocorrem atividades de popularização da ciência acessíveis a visitantes surdos em Museus e Centros de Ciências Brasileiros. Para atingir esse objetivo, realizou-se um questionário com 11 espaços museais acessíveis que apresentam algum tipo de acessibilidade a visitantes surdos, analisados por meio da Análise de Conteúdo de Lawrence Bardin. Os participantes ponderaram a importância de ter uma equipe fluente em Libras e/ou a presença de um educador intérprete para realizar o atendimento dos visitantes surdos, além da contratação de funcionários surdos para ampliar a representatividade dessa comunidade. Destacou-se a necessidade de desenvolver atividades acessíveis a esse público, que deriva em parte da vontade política e institucional para realizar ações de inclusão e divulgação das ações do Museu para a comunidade surda. Identificou-se três categorias que representam a importância da realização de atividades de popularização acessível de acordo com os participantes e, com isso, foi possível reconhecer como Museus e Centros de Ciências tem promovido a inclusão de surdos por meio de atividades de Popularização da Ciência, mas destaca-se que o desenvolvimento de pesquisas na área da inclusão de surdos no campo da Ciência ainda precisam ser realizadas, além de projetos de inclusão dessa comunidade nos espaços não formais de educação, como Museus e Centros de Ciência.


Palavras-chave


inclusão educacional; Museu; Surdo

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v7n3.15286

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2022 ACTIO: Docência em Ciências

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr