Experiência colaborativa entre professor surdo, intérprete e professor ouvinte no planejamento de um curso de robótica para estudantes surdos
Resumo
O ensino de Robótica vem sendo amplamente difundido no cenário educacional. Entretanto, no que concerne ao ensino de estudantes surdos, o tema é ainda incipiente, demandando proposições teórico-metodológicas que viabilizem o acesso a esse campo do saber. O artigo apresenta uma pesquisa do tipo estudo de caso descritivo, que buscou investigar os desafios e as possibilidades da proposição de um curso de Robótica para estudantes surdos a partir da tríade professor surdo, professor ouvinte e intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras). A pesquisa, de característica qualitativa, foi realizada por meio de um estudo de caso. O caso analisado nesta investigação relaciona-se ao processo de planejamento colaborativo envolvendo a professora/pesquisadora surda, a professora do ensino comum e a intérprete de Libras na proposição de um curso de robótica voltado para estudantes surdos. Como procedimento de coleta de dados, utilizou-se a filmagem dos encontros de planejamento, o diário de campo e a entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados por meio de análise temática, procedimento que, segundo Braun e Clarke (2006), permite ao pesquisador identificar, analisar, interpretar e relatar fatos e situações que se repetem ou que são inusitados em determinado contexto. Os resultados da investigação evidenciaram que o planejamento na perspectiva colaborativa envolvendo professor do ensino comum, professor surdo e intérprete, aliado ao uso de uma pedagogia visual responsiva às características de aprendizagem dos estudantes surdos, possibilita que temas relevantes ao desenvolvimento intelectual e científico, como a robótica, possam ser trabalhados com estudantes surdos, apesar da escassez de sinais em Libras. Para além disso, o planejamento colaborativo constituiu-se como um potente instrumento de formação, uma vez que saberes específicos foram compartilhados.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFADOI: 10.3895/actio.v7n3.15273
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2022 ACTIO: Docência em Ciências
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação
______________________________________________________________________
ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
v. : il.
Modo de acesso: World Wide Web
Quadrimestral
Texto em português, espanhol, inglês e francês
Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
ISSN: 2525-8923
1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
CDD: ed. 23 -- 505
______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429
ISSN: 2525-8923