Problemas verbalizados oralmente pelo professor para o desenvolvimento do sentido de número na Educação Infantil

Jaciara de Abreu Santos, Claudia de Oliveir Lozada

Resumo


Este trabalho aborda uma pesquisa qualitativa e apresenta uma proposta de intervenção em sala de aula da Educação Infantil, em uma turma de crianças pequenas da faixa etária de 4 anos a 5 anos e 11 meses. A proposta integra uma pesquisa de Mestrado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Alagoas. Esta proposta é composta por uma atividade que consiste na aplicação de um problema verbalizado oralmente pelo professor, cuja resolução é acompanhada de material concreto, com a finalidade de contribuir para o desenvolvimento do sentido de número, primando pelo desenvolvimento dos processos mentais, sendo um caminho que leve ao desenvolvimento das habilidades de resolução de problemas na Educação Infantil. Os resultados da pesquisa demonstraram que a aplicação da resolução de problemas verbalizados oralmente é possível, sendo essencial que o professor planeje a  atividade valorizando a ludicidade e a interação entre as crianças, favorecendo o desenvolvendo da linguagem e das manifestações espontâneas das ideias matemáticas ligadas aos processos mentais que desencadeiam a construção do sentido de número.


Palavras-chave


Aprendizagem numérica; Tarefa exploratória; Resolução de Problemas; Educação Infantil; Intervenção pedagógica.

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v7n3.15225

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2022 ACTIO: Docência em Ciências

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr