Resolução de problemas: uma abordagem sobre o ensino de potenciação e expressões algébricas nos anos finais do ensino fundamental

Leandro Quirino dos Anjos, Nilva Marcia Dallago Julio, Andresa Maria Justulin, Eliane Maria de Oliveira Araman

Resumo


O presente artigo trata de uma pesquisa qualitativa com a finalidade de analisar os procedimentos e estratégias de resolução utilizadas por alunos enquanto resolvem tarefas através da Resolução de Problemas aliados ao Ensino-Aprendizagem Exploratório envolvendo os conceitos de potenciação e expressões algébricas. Para a coleta de dados foram utilizados os registros das resoluções individuais, obtidos por meio de fotos enviadas e das resoluções produzidas na plataforma Jambord, bem como das discussões ocorridas por meio da plataforma Google Meet. O que se pode observar é que a metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação através da Resolução de Problemas juntamente com a metodologia Ensino-Aprendizagem Exploratório proporciona o desenvolvimento de práticas pedagógicas importantes no ensino de matemática, propiciando ao professor e aluno troca de experiências preciosas que passam a ter sentido para os alunos ao vivenciar situações até então muito abstratas. Ressalta-se que a utilização das metodologias Ensino-Aprendizagem-Avaliação através da Resolução de Problemas aliado o Ensino-Aprendizagem Exploratório durante a resolução dos problemas possibilitou aos alunos participarem ativamente na produção do conhecimento matemático, elaborando estratégias, testando, verificando e apresentando algumas possibilidades de resolução.


Palavras-chave


Resolução de Problemas; Ensino-Aprendizagem-Avaliação; Ensino-Aprendizagem Exploratório; Raciocínio matemático.

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v7n1.14967

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2022 ACTIO: Docência em Ciências

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr