Demarcação histórico-epistemológica da área de ensino (46) frente à área de educação (38) na CAPES

Tiago Emanuel Klüber, João Fernando Christofoletti

Resumo


Este ensaio expõe aspectos que demarcam a área de Ensino (Área 46) no contexto da Pós-Graduação Brasileira como uma área independente da área de Educação (Área 38) na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), ambas visadas como coletivos de pensamento. Os argumentos aqui arrolados decorrem da compreensão epistemológica da constituição de coletivos de pensamento, como desenvolvido na filosofia de Ludwick Fleck. O itinerário discursivo se desenvolve pelo argumento epistemológico da insuficiência da tentativa de definição meramente conceitual ou terminológica de uma área a partir dos termos Educação e Ensino. Assume-se a constituição de uma área, ora entendida como coletivo de pensamento, a partir das condições socioacadêmicas de sua instauração, extensão e transformação. As características histórico-constitutivas do estilo de pensamento que regem ambas as áreas se mostram distintas no que concerne ao referencial teórico, aos procedimentos de pesquisa, às correntes epistemológicas centrais, à formação acadêmica inicial e pós-graduada dos seus membros; características essas que procura-se ilustrar, de modo a melhor subsidiar a argumentação, por meio de dados circunscritos à realidade da pós-graduação dessas áreas de um estado em particular, no caso, o Paraná. Assim, esse texto colabora com o debate para a manutenção da independência das áreas no âmbito da Capes, cada uma contribuindo em suas especificidades, para além de inevitáveis sombreamentos que são próprios à formação de recursos humanos.


Palavras-chave


Áreas de Pesquisa; Epistemologia Fleckiana; Coletivos de Pensamento

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v8n1.14923

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2023 ACTIO: Docência em Ciências

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr