Indicadores qualitativos da argumentação dialógica: um olhar sobre a educação pela pesquisa no ensino de ciências

Thelma Duarte Brandolt-Borges, Valderez Marina do Rosário Lima

Resumo


A argumentação em sala de aula desafia docentes de diversos níveis e áreas de ensino. Múltiplos são os enfoques possíveis e escassos são os subsídios voltados a instrumentalizar professores com orientações capazes de qualificar o desenvolvimento dessa importante competência. Partindo desse contexto e da opção pela perspectiva dialógica da argumentação como a mais adequada para utilização no âmbito escolar, a presente investigação, que se caracteriza metodologicamente como um estudo de caso, objetiva analisar uma sequência didática, desenvolvida a partir dos princípios da Educação pela Pesquisa (EPP), por meio dos indicadores qualitativos da argumentação dialógica (IQAD).  Os referidos indicadores, recentemente construídos, serão utilizados como ferramenta analítica para avaliar situações de ensino planejadas e mediadas sob a égide de uma abordagem formativa escolar. Os resultados emergentes indicam que várias ações propostas como indicadores  reverberam na prática da sala de aula analisada. Considera-se, portanto, que tais evidências reforçam o entendimento de que a EPP apresenta convergências com a abordagem dialógica da argumentação.

Palavras-chave


Argumentação dialógica; Educação pela Pesquisa; Ensino de Ciências; Indicadores Qualitativos

Texto completo:

PDFA


DOI: 10.3895/actio.v7n3.14719

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2022 ACTIO: Docência em Ciências

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação

______________________________________________________________________

ACTIO : docência em ciências [recurso eletrônico] / Universidade Tecnológica Federal
do Paraná, Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional
e Tecnológica. – v. 1, n. 1 (Set.-Dez. 2016-). – Curitiba, Universidade
Tecnológica Federal do Paraná, 2016-
     v. : il.

    Modo de acesso: World Wide Web
    Quadrimestral
    Texto em português, espanhol, inglês e francês
    Título extraído da tela de título (visualizado em 23 jun. 2021)
    ISSN: 2525-8923

         1. Ciência – Periódicos. 2. Ciência – Estudo e ensino – Periódicos. 3. Biologia
– Estudo e ensino – Periódicos. 4. Física – Estudo e ensino – Periódicos. 5. Química
– Estudo e ensino – Periódicos. 6. Matemática – Estudo e ensino – Periódicos.
I. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-graduação
em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.

                                                                                                     CDD: ed. 23 -- 505

______________________________________________________________________
Biblioteca Central da UTFPR, Câmpus Curitiba
Bibliotecário: Adriano Lopes CRB-9/1429

ISSN: 2525-8923

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr